O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. A cidade também é conhecida pelas grandes favelas. O empolgante Carnaval, com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas, é considerado o maior do mundo.
Quais são as principais características do Rio de Janeiro?
Sua capital já foi também sede do governo brasileiro, entre 1763 e 1960. O relevo do estado é composto por planaltos e planícies, e o clima é predominantemente Tropical. As belas paisagens naturais e a rica cultura fluminense fazem do estado um dos principais destinos turísticos no país.
Quais são as principais atividades econômicas do estado do Rio de Janeiro?
Sua economia está alicerçada na produção de petróleo, sendo o principal produto de exportação do estado. No setor primário, a extração de petróleo é o principal destaque, sendo que também há uma importante área de agricultura na Região Serrana e de exploração de sal na Região dos Lagos.
Qual a geografia do Rio de Janeiro?
A geografia do Rio é muito diversificada, marcada pelo clima Tropical, com altas temperaturas, e por formações de Mata Atlântica e Manguezais. O estado possui um litoral recortado por belas praias banhadas pelo oceano Atlântico e que atraem muitos turistas.
Como é conhecida a cidade do Rio de Janeiro?
Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
Qual é a função da cidade do Rio de Janeiro?
A cidade de inspiração portuguesa e católica foi fundada sobre um pilar: a necessidade de exteriorizar o domínio de Portugal contra as ações dos estrangeiros e dos índios. Era a segunda nas terras da América portuguesa, depois de Salvador, sendo Estácio de Sá seu primeiro governador.
Qual a importância do Rio de Janeiro para o país?
O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior em geração de riquezas do Brasil. Sua economia está alicerçada na produção de petróleo, sendo o principal produto de exportação do estado.