Voe Azul passagens aéreas, vale a pena?

Veja o que você vai aprender neste artigo:

Voe Azul é uma boa opção para quem está procurando por promoções em passagens aéreas?

 Sim, a Voe Azul da Azul linhas aéreas é sem dúvida uma ótima opção para quem está procurando por promoções na hora de comprar passagens aéreas.

Isso porque ela está na briga e é uma das concorrentes forte por clientes que desejam voar sejam para destinos nacionais ou internacionais.

Conseguir preços competitivos  em empresas aéreas hoje, já não é mais um problema, pois há no Brasil uma variedade de operadoras de voos, o que permite aos brasileiros encontrarem o seu preço ideal e a Azul linhas aéreas faz parte deste rol.

A Azul com seu programa Voe azul, em pouco tempo de funcionamento, já é uma das líderes do mercado nacional em transporte aéreo.

Isso só foi possível graça a alta qualidade do serviço prestado pela empresa, entre elas a facilidade de se conseguir comprar as passagens aéreas on-line, o que torna o trabalho do cliente muito mais confortável, pois ele não precisará se deslocar para o aeroporto ou enfrentar filas somente para adquirir uma passagem aérea

 

 

Qual é o tamanho da Azul linhas aéreas?

 Visando o fortalecimento de sua marca e o melhoramento de seus serviços em 2012 a Azul linhas aéreas assinou um acordo com a marca Trip.

Esse acordo assinado por ambas as empresas fortaleceu e ampliou ainda mais a atuação da Azul no país, ajudando a empresa a se consolidar como a terceira maior operadora de voo do Brasil. 

Atualmente a companhia aérea conta com mais de 110 aeronaves, o que permite quase 800 voos diários em mais de 90 destinos. 

Especializada em viagens nacionais sem deixar de prestar um excelente serviço internacional, a Azul já atende 14% do mercado brasileiro.

 

Como são as aeronaves da Companhia Voe Azul linhas aéreas?

Além de disponibilizar viagens para todos os cantos do Brasil, inclusive para as capitais, a operadora possui uma frota moderna e nova, equipada com modelos de aeronaves 43 E-Jets e 12 ATRs. 

Os aviões da Embraer são bastante confortáveis ​​porque disponibilizam mais espaços para as pernas dos passageiros.

Isso porque as aeronaves não possuem as poltronas do meio que em outros casos atrapalhariam e diminuiriam os espaços dos passageiros.

Os clientes da Azul podem  ainda aproveitar e solicitar um serviço de bordo que oferece entre outras delícias, seis tipos de lanches que serão servidos aos passageiros à vontade. 

 

 O que é o serviço de bordo nos transportes aéreos e como ele funciona? 

Ao escolher fazer uma viagem de avião, é importante que você saiba que não se deve escolher uma companhia aérea se baseando somente no serviço de transporte que se limita a ir de um ponto a outro

 A companhia aérea precisa também disponibilizar aos seus clientes um conjunto de serviços e a responsabilidade  de avaliar se estes serviços prestados preenche as demandas dos passageiros são dos próprios clientes.

O serviço de bordo é o que se responsabiliza por manter a segurança e o conforto dos viajantes, visando tornar a experiência da viagem em momentos agradáveis.

Em geral a tripulação da aeronave é sempre muito bem treinada e deve atender os clientes desde o momento do embarque, passando pelas instruções de segurança e até a alimentação.

Já nos caso de emergências, os comissários de bordo devem saber como agir para manter a calma dos passageiros além de oferecer informações e orientações imediatas.

Esses serviços de bordo geralmente ficam à disposição dos passageiros para eventuais pedidos como a necessidade de travesseiros, cobertores, fones de ouvido, materiais de higiene pessoal, bebidas, entre outros.

Se você estiver viajando com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida você terá atenção especial dos comissários, que prestam auxílio no embarque, desembarque, e durante todo o voo.

Se porventura você precisar de emergências médicas, o pessoal das aéreas têm treinamento especializado em primeiros socorros, nesse caso, eles  poderão aliviar algum desconforto momentâneo do passageiro.

Se você ou alguém que esteja contigo requer cuidados médicos, a tripulação pode convocar um profissional entre os outros viajantes a bordo ou até mesmo solicitar ao comandante o desvio da rota para buscar um pronto-atendimento em solo.

A quantidade de comissários que devem estar a bordo de cada voo depende do trecho, a quantidade de horas e quantos passageiros estão na aeronave.

Por exemplo, em trajetos de longa distância, é comum a tripulação ser compostas por mais de uma equipe. Essas equipes se revezam no atendimento durante a viagem.

 

  Qual a função dos comissários de bordo? 

O trabalho dos comissários de bordo não se resume a servir os passageiros durante as viagens.

Esses profissionais têm um comprometimento muito maior com a segurança e o bem-estar dos passageiros.

Antes de desempenhar suas funções ou mesmo antes de embarcar nas aeronaves os comissários de bordo passam por um rigoroso treinamento prático e teórico, com ênfase no conhecimento da operação do avião, meteorologia, navegação aérea, combate a incêndios e até sobrevivência na selva em caso de acidente.

Durante o curso, os futuros comissários de voo têm contato com situações parecidas das que vão encontrar no exercício de suas funções.

Essas experiências trazem a esses trabalhadores confiança e habilidade para atender aos passageiros nas ocasiões das mais distintas.

Os comissários de bordo são responsáveis por recepcionar os clientes no embarque na aeronave, além de dar orientação sobre como guardar as bagagens de mão e a localização dos assentos.

A equipe também verifica se todos os passageiros estão dentro do avião, bem como se todos têm os cintos de segurança afivelados.

Outra checagem feita pelos profissionais antes da decolagem é se as poltronas estão na posição vertical e se as bandejas estão fechadas.

Ainda em solo, a tripulação coordena o fechamento das portas da aeronave, faz as apresentações das medidas de segurança, indica onde estão as saídas de emergência e como operá-las.

Os passageiros também são orientados como agir nos casos de turbulências, despressurização da cabine ou pouso na água.

Os comissários são os responsáveis por evacuar os viajantes durante as emergências, atuando com seriedade e calma para resguardar a segurança física e psicológica dos clientes da empresa aérea.

Para isso, seu comportamento é sempre padronizado e cortês, o que transmite confiança e tranquilidade aos passageiros.

O pessoal de bordo, por fim, também é responsável pela alimentação dos viajantes. As equipes servem as refeições e bebidas em momentos específicos do voo.

 

Quais alimentos são oferecidos aos passageiros?

Todo o voo, não importa a sua duração, tem serviço de bordo. As diferenças que são encontradas na alimentação servida são relacionadas a uma série de fatores, como a duração da viagem, o destino (nacional ou internacional) e a classe em que o passageiro está voando (econômica, executiva ou primeira classe).

Cada companhia aérea tem os seus cardápios conforme a categoria do voo, que oferecem refeições quentes e frias no café da manhã, almoço e jantar.

Em viagens nacionais, por exemplo, o serviço costuma oferece snacks, que são lanches rápidos, como salgadinhos (amendoim, batatinha, biscoito polvilho etc.), cookies, bolachas, bisnagas, bolinhos, goiabinha, balas e até uma fruta fresca.

Para beber, os voos dentro do Brasil costumam ter café, leite, chá, água, suco e refrigerante.

Bebidas alcoólicas são encontradas em muitas rotas, mas cada companhia tem as suas regras e é possível que esses itens não estejam disponíveis.

O viajante deve consultar os serviços que está contratando no momento de comprar as passagens.

Em trajetos internacionais curtos, como para países da América do Sul, os passageiros são servidos com uma refeição completa, sempre considerando o horário da viagem.

Por exemplo: no almoço pode existir um cardápio com as opções de massa, frango ou peixe.

O cliente escolhe um dos pratos e recebe ainda uma salada, pão, manteiga e uma sobremesa, que pode ser um doce ou frutas da estação.

Já quando a jornada é para a Europa, América Central e América do Norte, o tempo no ar pode chegar a 12 horas.

Os comissários de bordo servem de duas a três refeições para os passageiros, que também podem solicitar os serviços a qualquer hora da viagem.

Nas classes superiores, as companhias aéreas servem alimentos de alta qualidade, que primam pelo cuidado no preparo e que têm receitas, muitas vezes, assinadas por chefs de cozinha famosos em todo o mundo.

Entre as bebidas, os passageiros podem relaxar enquanto tomam espumantes e vinhos de excelentes safras.

Quando o passageiro tem algum tipo de dieta restrita, seja por motivo de saúde, hábito ou religioso, as empresas oferecem opções para a substituição das refeições.

Basta o cliente informar a companhia no momento da compra da passagem ou no check-in antecipado, pela internet.

Com o foco nas famílias, existem voos com menus exclusivos para as crianças, que contemplam alimentos frescos e saudáveis, mas preparados de modo atrativo para os pequenos.

Sempre confira as condições que serão apresentadas conforme a tarifa escolhida.

 

Quais serviços estão incluso na passagem?

Como o mercado de aviação civil segue as regras da livre concorrência, as companhias aéreas têm as suas próprias políticas para a cobrança dos serviços oferecidos nos voos.

Claro que a tripulação estará presente em qualquer ocasião, prestando todo o apoio para garantir a segurança, contudo, os diferenciais inclusos nas tarifas variam em cada caso.

Mudanças recentes nas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) permitem, por exemplo, que as aéreas cobrem de maneira separada dos seus clientes pelas bagagens despachadas.

Isso também ocorre com a alimentação, as bebidas e outras amenidades, como o uso de fones de ouvido para as plataformas de entretenimento e acesso à internet.

Em voos nacionais, as empresas aéreas brasileiras têm o hábito de servir, de forma gratuita, bebidas não alcoólicas e snacks.

Também estão à disposição serviços a la carte, nos quais os passageiros escolhem as suas refeições e bebidas, e podem pagar em pleno ar, por meio de dinheiro ou cartão de crédito.

Nas viagens internacionais, os bilhetes incluem as refeições completas, embora também existam opções para comprar em cardápios especiais.

Isso também pode ocorrer com as bebidas alcoólicas, já que algumas aéreas estabelecem cotas para cada passageiro, que podem acarretar cobranças em casos novos pedidos além dos limites.

Algumas rotas intercontinentais têm serviço de free shop a bordo, onde é possível adquirir produtos como perfumes, maquiagens, bebidas, cigarros e eletrônicos com preços sem os impostos.

Essas são boas oportunidades de conseguir itens importados com valores bem abaixo dos encontrados no Brasil.

O entretenimento faz parte do serviço de bordo?

As aeronaves mais modernas contam com sistemas de entretenimento, que são uma ótima ferramenta para enfrentar longas viagens.

Esses aparelhos estão dispostos em cada poltrona e trazem uma enorme programação de filmes, séries, animações e programas de variedades.

Cada empresa tem as suas regras para a cobrança dos seus serviços, como já foi mencionado.Isso também vale para esses dispositivos de lazer, mas é comum que o acesso a essas facilidades seja gratuito.

Contudo, algumas empresas conhecidas como de baixo custo (low cost) costumam cobrar de forma individual por cada serviço prestado, incluindo as telas de touchscreen.

Já no caso da conexão com a internet, todas as empresas têm como política cobrar pelo acesso, que pode ser adquirido a bordo do avião, com pagamento via cartão de créditos.

Porém, dependendo da categoria do plano de milhagem do passageiro, existe a possibilidade de que a internet esteja inclusa na tarifa. Confira as condições de uso da banda larga no momento da compra dos tíquetes.

Outra opção é a realização de ligações telefônicas, mas não são todas as aeronaves que contam com esses serviços.

As chamadas são cobradas conforme as tabelas de preços das aéreas, que podem ser debitadas no cartão de crédito. O acesso a essas tecnologias pode ser limitado conforme condições climáticas e regionais.

Uma novidade entre as opções de entretenimento na aviação brasileira é a parceria entre a Azul e a SKY, que tem a transmissão ao vivo de 48 canais a bordo das viagens da empresa. Também estão disponíveis outros 9 canais com programação gravada.

 

Posso levar bagagem dentro da cabine?

Mesmo que a companhia aérea faça a cobrança separada para despachar as malas dos clientes, as regras da aviação civil permitem aos passageiros embarcarem na cabine com uma mala de mão.

Esse volume deve ter, no máximo, 10 kg e dimensões limites de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Fique atento com o conteúdo das bagagens de mão, pois, por medidas de segurança, existem restrições de embarque com produtos líquidos, como shampoo, sabonete, perfumes, loções e outros itens de higiene pessoal.

Para não encontrar problemas antes de entrar na aeronave, o passageiro deve acondicionar esses líquidos em embalagens transparentes de até 100 ml.

Caso as equipes de segurança vetem o embarque, os produtos proibidos serão confiscadas e descartadas.

Os viajantes também podem carregar, sem nenhum custo, um artigo pessoal, que contemplam mochilas, bolsas, malas de notebook, pacotes, sacolas e similares.

Esses volumes devem ser transportados sob o assento em frente ao passageiro e observar as medidas totais de 35 x 20 x 45 cm (comprimento x largura x altura).

 

A Assistência no embarque e desembarque da voe azul funciona?

Quando estiver fazendo sua compra, você pode solicitar a assistência no embarque e no desembarque selecionando o serviço na área “Atendimento Especial”. Esta opção fica logo após os campos que você deve preencher com os dados pessoais.

Feito isso, fique tranqüilo: a equipe Azul estará pronta para auxiliá-lo sempre que necessário.

Disponível durante a compra pelo site, pelo voe Azul Center e no aeroporto.

Se você ou o passageiro pra quem você estiver comprando passagem estiver em alguma situação de enfermidade, ou precise de alguma assistência no aeroporto e na aeronave, informe no momento da compra. 

Basta selecionar esta opção na área de “Atendimento Especial” e preencher as informações pedidas.

Com esta informação, a todo momento haverá um funcionário Azul preparado para ajudar no que for preciso.

Observação: Clientes que necessitem viajar em período pós-operatório deverão encaminhar a autorização médica (MEDIF) para a análise da voe Azul. 

Após a análise e autorização, o MEDIF deve ser apresentado no momento do check-in.

O formulário MEDIF está disponível para download na seção informações deste site. 

Peça para seu médico preenchê-lo corretamente.

Informação para médicos: clique aqui e confira a cartilha de medicina aeroespacial para médicos.

A Azul também conta com equipe especializada para receber passageiros que precisarem deste tipo de auxílio.

 Para que a gente possa atendê-lo de forma ideal, no momento da compra, indique esta opção na área “Atendimento Especial”, logo após preencher os dados de compra.

amigo também recebe cuidado especial.

 

 

Como transportar cachorros na Cabine das aeronaves?

Quando a ajuda de um cão-guia é necessária, ele é transportado junto com seu dono, dentro da cabine da aeronave. Para ele, é reservado um assento preferencial.

Mas fique atento a algumas exigências:

O cão deve estar equipado com arreio/coleira*.

Apresente a carteira de vacinação atualizada com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica assinado pelo médico veterinário  

A vacina é obrigatória para animais a partir de 3 (três) meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano.

É importante também que esta informação seja dada durante o momento da compra. 

Durante o preenchimento dos dados pessoais, selecione esta opção na área “Atendimento Especial” do formulário.

*A Azul não transporta animais com menos de 4 meses de vida.

 

Como é o transporte de cadeirantes na azul linhas aéreas

Para os passageiros que precisam se locomover em cadeira de rodas, a voe Azul dispõe de um serviço diferenciado para garantir toda a ajuda necessária, você pode solicitar no momento em que faz a sua compra nos canais de vendas, através da Central de atendimento 

(11) 4003-1118 ou durante o momento do seu check-in.

O despacho da cadeira de rodas é gratuito.

Fique atento as informações abaixo, pois temos algumas restrições:

Cadeira de rodas ou Equipamentos de mobilidade movidos a bateria de Íon Lithium ou Metal Lithium. 

Se sua cadeira possui um desses requisitos, ela deve ser dobrável e as baterias facilmente removidas, para permitir a dobra da mesma. 

Nesses casos, você deverá leva-las na bagagem de mão, de forma isolada para evitar curto-circuito na aeronave. 

Para este tipo de bateria as permissões de potência são: 

Uma bateria de até 300Wh ou duas baterias de até 160Wh cada.

 Ambos os casos, as baterias têm de estar instaladas na cadeira de rodas.

*A mesma só é permitida como bagagem despachada.

Cadeira de rodas ou equipamento de mobilidade movido a bateria Não Derramável com tecnologia VRLA ou AGM (Gel) 

Se sua cadeira possui um desses requisitos, sendo ela dobrável ou não, ela deve estar desligada para evitar curto-circuito na aeronave. 

A potência máxima deve ser de 12V. (AD03).

*A mesma só é permitida como bagagem despachada.

Bateria Derramável

Não transportamos.

Importante: A Azul não transporta em suas aeronaves baterias com líquidos corrosivos. 

Está autorizado, conforme determina o Artigo 48 da Portaria 676 do Departamento de Aviação Civil, o transporte de baterias à base de gel, baterias modelo AGM e de lítio nos seguintes moldes:

As não desmontáveis, que são despachadas com a cadeira;

As desmontáveis só embarcam como bagagem de mão (a bateria e a cadeira vão separadas).

 

Posso embarcar com carrinho de bebê na Azul?

Se você precisa viajar transportando carrinho de bebê, a voe Azul faz isso de forma gratuita, desde que seu filho tenha entre 0 e 2 anos incompletos. 

Mas fique ligado, em voos internacionais, o bebê de colo tem direito a uma bagagem de até 10 kg mais 01 carrinho de bebê ou 01 Cadeirinha de automóvel ou 01 Bebê-conforto por criança.

Modelos de carrinhos de bebê que se encaixem dentro das dimensões 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) totalizando no máximo, 115 centímetros e ter no máximo 10kg, poderão ser levados a bordo.

 Todos os demais modelos deverão ser despachados e não haverá cobrança de taxa.

Idosos que precisem de assistência durante a viagem contam com atendimento preferencial na  voe Azul.

 Para garantir mais agilidade, selecione esta opção durante o preenchimento de dados da viagem, na área “Atendimento Especial”. 

Este procedimento não é necessário para idosos que dispensam alguma ajuda.

Nossa equipe poderá ajudar você a qualquer momento.

 

Quais são as particularidades que as mulheres grávidas devem observar ao embarcar?

Gestação simples

Gestantes até 28ª semana de gestação: 

não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

Gestantes entre a 29ª e 35ª semana de gestação:

 devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.

Gestantes entre a 36ª e 37ª semana de gestação: 

devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela voe Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.

Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: 

só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

Gestação Múltipla (gêmeos ou mais) e/ou Gravidez de risco

Gestantes até a 28ª semana de gestação: 

não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

Gestantes entre a 29ª e 31ª semana de gestação: 

devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.

Gestantes entre a 32ª e 37ª semanas de gestação:

 devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela voe Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.

Gestantes a partir da 38ª semana de gestação:

 só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

 

Importante

Mesmo com atestado médico, não é recomendado viagem aérea para gestantes durante os 7 (sete) dias que antecedem a data prevista para o parto e 7 (sete) dias após o parto.

Não é recomendado viagem de recém-nascidos por 7 (sete) dias posteriores ao nascimento.

 Bebês prematuros serão considerados caso médico (MEDA) e deve ser preenchido MEDIF.

O atestado médico deve ser emitido até 7 (sete) dias antes da viagem.

O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

iniciou-se em 18/03/2019 que prevê, dentre outras providências, a necessidade de autorizações judiciais de viagem para o embarque de pessoas desacompanhadas com idade inferior a 16 anos (a regra anterior era para crianças com idade de até 12 anos). 

 

O que a nova regra prevista pelo Artigo 83 alerta sobre o embarque de menores?

Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. 

(Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

1º A autorização não será exigida quando:

  1. a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, 

se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana; 

(Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

  1. b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado: 

(Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

Conforme as regras estabelecidas pela Resolução nº 295 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de 13/09/2019, também não será necessária autorização judicial quando:

  1. a) A criança ou o adolescente menor de 16 anos viajar desacompanhado desde que expressamente autorizado por qualquer de seus genitores ou responsável legal, por meio de escritura pública ou de documento particular com firma reconhecida por semelhança ou autenticidade.
  1. b) A criança ou adolescente menor de 16 anos apresentar passaporte válido em que conste expressa autorização para que viajem desacompanhados ao exterior.

 

 

Quais são os valores e regras para o embarque de menores?

Idade                                                                   Disponibilidade                      Valor

Menores entre 0 e 4 anos                                Não transportamos desacompanhados

 

Menores entre 5 e 12 anos incompletos         Serviço obrigatório                R$ 200.00

 

Menores entre 12 anos a 16 anos incompletos    Serviço gratuito   

 

 

Quis são as regras que a ANAC exige que se siga no embarque de menores?

Valores aplicados por trecho e por criança/adolescente

É obrigatório a apresentação da documentação exigida pelo ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) para menores entre 5 e 16 anos incompletos. 

Observações:

ANAC disponibiliza em seu site um formulário com modelo opcional de autorização expressa de pais ou responsável legal para viagens nacionais de crianças ou adolescentes com até 16 anos acompanhadas por pessoa maior de idade.

 A partir de 16 anos completos, em viagem nacional, o embarque pode ser realizado sem necessidade de autorização. 

Acesse o modelo de formulário disponibilizado pela ANAC, onde devem ser apresentados em duas vias originais.

Para o embarque de menor desacompanhado, se faz necessário o preenchimento de um formulário.

 O formulário deverá ser preenchido em 2 vias originais tanto para o embarque na Ida, como para embarque na Volta e deverá ser entregue no momento do check-in no aeroporto juntamente com os demais documentos solicitados.

Obs.: Não será aceito cópias autenticadas, cópias simples e modelos preenchidos eletronicamente.

*Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, seção 3, artigo 83.

No caso de passageiro com até 02 anos incompletos que viajar no colo do adulto responsável, não há cobrança de tarifa, por mera liberalidade da AZUL. 

Lembre-se que a AZUL não transporta crianças com até 05 anos incompletos desacompanhadas de um adulto responsável. 

Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine da aeronave!

Cada cliente tem o direito de levar apenas 01 (um) durante o seu voo.

 A bordo, são permitidos até 03 (três) animais domésticos (cães e gatos) por voo, desde que tenham mais de 4 (quatro) meses de idade e sejam transportados com segurança e em embalagem apropriada. 

Para este serviço é cobrada taxa de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) ou US$ 100,00 (cem dólares) por trecho, para compras realizadas no exterior.

 

Quais são as exigências para o embarque de animais na Azul linha aéreas? 

O peso total (animal + container) deve ser de, no máximo, 5 kg. O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável.

Para transporte de animais na voe Azul, são aceitos dois tipos de embalagem: 

o container rígido ou a mala flexível.

 As dimensões devem ser de, no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.

 

Como escolher a embalagem mais adequada para seu animal embarcar?

O container rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente;

A mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável;

Embalagens de outros materiais –como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável – não serão aceitos para embarque de animais;

Para garantir o conforto do animal, a embalagem deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que o mesmo fique de pé e possa movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°);

Deve ter também aberturas que garantam a entrada e a circulação de ar;

Devem possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;

Durante o vôo, o pet precisa dos mesmos cuidados que tem em terra. Por isso, o piso interno deve ser revestido com um material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;

A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;

A embalagem deve ser providenciada pelo cliente;

A Azul deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando o contágio de doenças ao próprio animal e a terceiros.

Se alguma das condições citadas não for cumprida, a voe Azul pode negar o embarque do animal.

 

Quais são os documentos obrigatórios para voos domésticos com animais de estimação?

Para mostrar que seu pet é saudável e bem cuidado, leve o comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada. 

Essa vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano do embarque.

Também é preciso ter em mãos o atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.

 

Quais são os documentos complementares exigidos pela Azul para voos com destino a Fernando de Noronha?

Para viagens com destino a Fernando de Noronha, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária a Autorização de Entrada de Animais na Ilha, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha.

Preencher um formulário do NVA (Núcleo de Vigilância Animal) de Fernando de Noronha, disponível no site oficial da ilha: http://www.noronha.pe.gov.br/ 

Enviar o formulário preenchido para o endereço vigilancia.saude@noronha.pe.gov.br com pelo menos 30 dias de antecedência da viagem e aguardar a aprovação ou não da entrada do animal.

Validade: O formulário aprovado tem validade de 30 dias e deverá ser renovado se este prazo for ultrapassado.

 

Quais são os documentos complementares exigidos pela Voe Azul para voos com destino a Floresta Nacional de Carajás (FLONA):

Para viagens com origem em Carajás, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária uma autorização, que deve ser solicitada com antecedência do voo para o animal entrar na área do aeroporto, por se tratar de uma reserva florestal de responsabilidade de Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O pedido desta autorização é feito via e-mail para o Instituto (www.icmbio.gov.br), onde o cliente deve informar os dados do proprietário e do animal, bem com o data do voo e origem/destino (nome completo, endereço e CPF do proprietário do animal, raça do animal, data do voo e destino, além disso deve constar um Atestado de Sanidade do animal assinado por veterinário habilitado).

 

A documentação deverá conter:

documento de identificação oficial com foto do titular da passagem aérea;

documento original do atestado de saúde do animal, emitido por veterinário;

documento original da carteira de vacinação no animal.

IMPORTANTE: O não cumprimento destes procedimentos podem impedir a entrada do animal e gerar multa.

 

Qual é o limite da  Bagagem de mão na Voe Azul?

Se pretende viajar com a Azul, verifique as regras de bagagem de mão da companhia e prepare-se corretamente para o seu voo.

Artigo atualizado conforme as regras da ANAC.

 

Bagagem de mão Azul

Tipo de voo                  Volume    Tamanho mala de mão    Peso mala de mão

Nacionais                  1                    55x25x35cm                            10 kg

Internacionais                  1                      55x25x35cm                            10 kg

 

Quantas malas posso levar no avião com a Azul?

Quando você aproveita uma promoção imperdível da Voe Azul Linhas Aéreas, você pode viajar com 1 mala de mão (dentro das medidas estipuladas pela companhia) + 1 item pessoal, que pode ser uma bolsa menor ou uma mochila.

 

Qual o peso da bagagem de mão na Azul?

O peso máximo da bagagem de mão na Azul é de 10 kg, tanto para voos nacionais quanto para voos internacionais.

 

Qual o tamanho da bagagem de mão da Azul?

Em seu site, a Azul Linhas aéreas especifica que o tamanho máximo da bagagem de mão e de  115 cm lineares ou 55 cm x 25 cm x 35 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos, rodas e alças.

 

O que é considerado como bagagem de mão na Voe Azul?

Os viajantes que embarcam em um voo da Voe Azul podem levar a bordo alguns itens, além de uma mala que se encaixe nos tamanhos exigidos pela companhia aérea. 

Mochilas e bolsas menores poderão ser acomodados embaixo do assento (exceto para poltronas ao lado de saídas de emergência e da primeira fila) e peças como as listas abaixo estão permitidas na cabine. Confira:

Para voos saindo de Orlando e Fort Lauderdale, os passageiros podem embarcar com a sua mala de mão mais um item especial (de acordo com a lista acima), que será analisado no momento do check-in. 

Caso o item não caiba abaixo da poltrona da aeronave ou no compartimento específico para a bagagem, será despachado com o restante das malas.

 

Que itens são proibidos como bagagem de mão?

Alguns objetos são proibidos a bordo e as regras são as mesmas para todas companhias aéreas. Veja a lista abaixo e organize sua bagagem:

objetos cortantes (tesouras, facas, lâminas, entre outros) com lâmina superior a 6 cm;

agulhas (de tricô e crochê);

patins de lâmina e outros equipamentos esportivos, como hastes de esqui, flecha e dardo;

pegador e furador de gelo;

aerosóis, tanto para o corpo quanto para o ambiente;

medicamentos que não serão utilizados durante o voo também deverão ser despachados.

 

Como ter uma viagem mais tranquila?

O segredo para uma viagem tranquila é o planejamento. Nessa etapa da viagem, logo após decidir com qual companhia aérea você vai viajar, verifique as exigências sobre a sua bagagem de mão.

As normas sobre os artigos que você pretende carregar na cabine durante o voo variam de empresa para a empresa, mas há uma regra bem específica sobre as restrições, tanto no que diz respeito ao que vai ser levado a bordo quanto no que se refere ao que será despachado.

Por isso, sempre confira a lista de itens permitidos e proibidos como bagagem de mão para evitar problemas durante o check-in.

 

Quais são as restrições para bagagem de mão em vôos internacionais?

Ao fazer uma viagem internacional, independentemente da companhia aérea com a qual você fará o seu voo, líquidos em geral devem respeitar algumas regras: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme e similares, devem estar armazenados em frascos de até 100 ml.

Os frascos devem ser embalados em um plástico transparente com capacidade máxima de um litro; a embalagem deverá estar vedada e não pode exceder as dimensões de 20 x 20 cm. 

É permitida apenas uma embalagem por passageiro.

Essa regra deve ser respeitada, assim como as demais exigências feitas por companhias aéreas nacionais.

 

Como posso acompanhar o mapa de rotas dos voos da azul linhas aéreas

Mapa de Rotas

Conheça os destinos operados pela Voe Azul

São mais de 100 destinos por todo o Brasil além dos internacionais para Flórida e Lisboa. Confira o mapa.

Acompanhe seu voo

Abaixo você pode acompanhar a situação de cada um dos voos da Azul.

 

https://apps.voeazul.com.br/FlightStatus/aspx/FlightRoute.aspx?date=1/8/2011%2B00:00:00&partindo=SJP&chegando=VCP

 

O que é o AzulPlay?

Azul apresenta novo entretenimento de bordo por aplicativo

A Azul apresentou um novo sistema de entretenimento de bordo para suas aeronaves Airbus A320neo. Batizado de “Azul Play”, ele é um aplicativo que permite ao passageiro assistir a filmes, séries e desenhos de graça, direto no seu dispositivo móvel pessoal durante o voo.

Para utilizar, é necessário baixar o aplicativo em seu próprio aparelho eletrônico, mas não se esqueça de fazer isto antes do voo. 

Enquanto o dispositivo estiver no modo avião, ligue o Wi-Fi e se conecte a rede Azul Play. 

Lembrando que o serviço de conectividade acessa apenas o conteúdo gravado no aplicativo, a companhia não oferece acesso à internet a bordo.

A aeronave tem saídas individuais de energia, assim ninguém corre o risco de ficar sem bateria no dispositivo durante o voo. 

 Caso o cliente queira acessar o serviço de entretenimento em um notebook, é necessário ter o plug-in necessário instalado em seu computador. 

 

Como  é feito o Check In na Azul?

Se você pretende viajar pela Voe Azul, você tem várias maneiras de fazer o seu check-in.

Para facilitar o check-in, um dos trâmites obrigatórios em qualquer viagem de avião, as companhias aéreas oferecem várias maneiras para cumprir esta etapa.

 Mas não se preocupe, o processo é intuitivo e super tranquilo!

Logo depois de comprar as suas passagens aéreas, vale a pena checar as opções de check-in que a empresa oferece e deixar tudo pronto antes do embarque.

Para o check-in online Azul, acesse o campo “Check-in” na página inicial do site;

Opte por informar seu código de reserva, nome + origem e destino, RG/CPF ou número TudoAzul;

Informe o número do documento escolhido;

Receba e imprima seu cartão de embarque;

Caso não tenha bagagem para despachar, você não precisa passar pelo balcão de atendimento;

 

Como fazer check-in Azul com aplicativo?

Baixe gratuitamente o aplicativo da Azul;

Opte por informar seu código de reserva, nome + origem e destino, RG/CPF ou número TudoAzul;

Informe o número do documento escolhido;

Siga as próximas instruções do aplicativo;

Use o seu celular para mostrar o cartão de embarque no portão de embarque;

Caso não tenha bagagem para despachar, você não precisa passar pelo balcão de atendimento;

Ao fazer o check-in pelo celular, você ganha pontos no programa de fidelidade da Azul.

 

Como fazer check-in pela Voe Azul com SMS?

Envie para o número 26990 um SMS com o localizador do seu voo;

Opte por informar seu CPF, número de identidade, código de reserva ou número azul;

Para completar o check-in, é só responder ao SMS com os dados requisitados;

Você receberá um link para imprimir ou salvar seu cartão de embarque;

Use o seu celular para mostrar o cartão de embarque no portão de embarque;

Caso não tenha bagagem para despachar, você não precisa passar pelo balcão de atendimento.

 

 

Como fazer check-in pela Voe Azul no aeroporto:

Você pode fazer o check-in em um totem de autoatendimento:

Vá até um totem de autoatendimento;

Opte por informar o seu código de reserva, o código de barras da reserva (se estiver impressa), seu Número TudoAzul ou CPF, ou ainda o seu nome + origem e destino do voo;

Seu nome aparecerá na tela, junto aos dados do voo. Selecione e aperte “continuar”; 

Em seguida, escolha e confirme seus assentos;

Informe o número do documento de identificação que você usará para embarcar;

Escolha se quer ou não pontuar no programa de fidelidade TudoAzul;

Insira seu email, caso deseje receber uma cópia do check-in;

Imprima o seu cartão de embarque no próprio totem de autoatendimento;

Caso não tenha bagagem para despachar, você não precisa passar pelo balcão de atendimento.

 

Outra opção é fazer o check-in no balcão de atendimento:

Vá até o balcão de atendimento da Azul;

Apresente um documento de identificação (para voos internacionais, o passaporte é obrigatório);

Entregue a bagagem a ser despachada, caso haja;

Você receberá o cartão de embarque, com todas as informações do seu voo;

Com o cartão em mãos, dirija-se ao seu portão de embarque.

 

Quanto tempo antes eu posso fazer o check-in pela Voe Azul?

Ao optar por uma das opções de check-in online, seja pelo site Voe Azul, seja pelo seu celular, você tem a chance de fazer o check-in com até 72 horas de antecedência.

 O tempo limite antes do voo é de 90 minutos.

 

Quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto depois do check-in?

Mesmo fazendo seu check-in pela internet ou pelo seu celular, você deve comparecer com certa antecedência no aeroporto. 

Se o seu voo for nacional e você for viajar apenas com sua bagagem de mão, confira o Guia de bagagem de mão Azul e chegue 40 minutos antes do horário de embarque.

Para voos nacionais, com bagagem a ser despachada, chegue com 1h30 de antecedência. 

Caso seu voo seja internacional, o ideal é chegar 3 horas antes do horário previsto para o embarque.

 

Como despachar a bagagem após o check-in online?

Caso você precise despachar a sua bagagem antes do embarque, vá para o balcão de atendimento com o cartão de embarque em mãos e despache a sua bagagem. 

Para voos nacionais, o ideal é chegar 1h30 antes do voo, enquanto voos internacionais exigem uma antecedência mínima de 3 horas.

 

Como utilizar as milhas do Programa Tudo Azul?

Programa Tudo Azul

Na Azul linhas aéreas, o cliente acumula milhas através do Programa TudoAzul.

No TudoAzul o cliente acumula milhas Azul voando com a Voe Azul linhas aéreas, através dos produtos de empresas parceiras e enviando pontos de cartões de crédito.

 

Como cadastrar no Programa Tudo Azul

Para se tornar um membro TudoAzul e acumular milhas do programa de fidelidade você deve realizar a inscrição no Programa. 

Basta seguir os seguintes passos:

Acesse o site do TudoAzul;

Realize o cadastro;

Solicite o cartão TudoAzul;

Você receberá o número do TudoAzul;

Este número deverá ser informado toda vez em que você realizar compras de passagens aéreas Azul ou fizer check-in.

 

Como acumular milhas no Programa Tudo Azul

Os Clientes cadastrados no TudoAzul poderão acumular milhas Azul na compra de passagens aéreas Azul ou no momento do check-in.

 Também quando consumirem produtos e serviços de parceiros do programa.

Parceiros do Programa Tudo Azul

Cartão American Express;

Cartões de crédito Banco do Brasil;

Cartões de crédito Bradesco;

Cartões de crédito Santander;

Cartões de crédito HSBC;

Cartões de crédito Mercantil do Brasil;

Cartões de crédito Caixa;

 

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Veja também:

Passagens aéreas azul, principais perguntas e respostas

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