Voos cancelados? Saiba o que fazer

O que fazer em casos de atrasos e cancelamentos de voos?

Nos últimos anos, o brasileiro tem conquistado um dos maiores sonhos que outrora era impossível. Estamos nos referindo ao grande sonho de viajar e conhecer outras cidades e Estados do país. Com o aumento da renda do trabalhador, ficou mais fácil comprar passagens de avião e se deslocar para cidades mais distantes e entre os principais pontos turísticos do país.

Mas, nem tudo pode ser considerado “flores” como diz o ditado popular. Quando o assunto é viajar de avião, geralmente, diversos problemas têm sido frequentes, nos últimos anos, nos principais aeroportos do país. Dentre tantos, podemos dar destaque aos atrasos de voos tanto na chegada quanto na partida, cancelamentos, bem como a perda de bagagens pelas próprias empresas.

Ressaltamos que os problemas apresentados, além de causar constrangimentos, problemas pessoais e prejuízos incontáveis, fazem com que nós, brasileiros, passemos a ter o sentimento de que estamos esquecidos por parte do poder público haja vista não existir punições mais severas para as empresas de aviação no Brasil.

Apesar de tudo, qualquer passageiro pode e deve tomar alguma providência para que os erros e abusos das empresas sejam amenizados. Neste caso, o consumidor deverá ser ressarcido dos valores investidos em sua viagem. Muitas vezes, algumas recomendações do PROCON são resolvidas no próprio aeroporto.

Pensando nisso, para orientar os leitores do Passagens Promoção, preparamos aqui alguns pontos fundamentais que devem ser considerados a fim de que você saiba como proceder em caso de atraso e cancelamento de voos em qualquer aeroporto do país. Acompanhe:

Para situações de atrasos, a empresa tem por obrigação oferecer assistências a seus passageiros. Caso você esteja aguardando a partida do voo por uma hora de atraso, a companhia aérea é obrigada a fornecer informações sobre quais problemas estão ocasionando tal atraso através de telefone ou pela internet. Vejamos:

*Para o atraso de duas horas, você deve cobrar da empresa uma alimentação adequada, o que geralmente é concedido um lanche ou uma refeição em algum restaurante ou até mesmo a empresa poderá conceder um tipo de cartão ou cupom de valor específico.

*Após quatro horas de atraso, você deve exigir algum tipo de acomodação, o que pode ser hospedagem incluindo transporte do aeroporto até o local escolhido.

*A partir de quatro horas de atraso, você poderá exigir a devolução integral do dinheiro das passagens, incluindo as taxas de serviço ou poderá exigir que o voo seja remarcado em horário e data mais conveniente para você.

Caro leitor, se as exigências acima não forem cumpridas, procure os postos de atendimento do PROCON. Muitos deles existem nos próprios aeroportos. Faça sua reclamação.

 

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